COMPROMISSO
SOCIOAMBIENTAL



Licença ambiental
A Lunasa possui a Licença Ambiental de Operação junto ao Instituto Água e Terra, órgão ambiental fiscalizador estadual. A referida licença foi emitida de acordo com o que estabelecem os Artigos 8o, Inciso III da Resolução No 237/97 - CONAMA, e 2o, Inciso V da Resolução N° 065/2008 - CEMA, 01 de julho de 2008, autorizando a operação propriamente dita do empreendimento e atividade, qual seja, a Fabricação de moveis de aço e de MDP para escritórios.

Cadastro Técnico Federal
No intuito do cumprimento da legislação ambiental federal, a empresa está registrada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sob o n. 5986611. Desta forma, atesta suas atividades referentes ao gerenciamento das matérias - primas e insumos utilizados na produção; dos efluentes líquidos; das emissões atmosféricas; dos produtos e subprodutos bem como à gestão dos resíduos sólidos gerados, perante o órgão ambiental fiscalizador federal. Por meio do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP), encaminhado anualmente ao IBAMA, confirma suas ações ambientalmente corretas. Estes dados são revalidados trimestralmente através do Certificado de regularidade.

Emissões atmosféricas
Atendendo a Resolução estadual SEMA 016/14, a empresa realiza o monitoramento das emissões atmosféricas. O procedimento é desenvolvido por empresa terceirizada, possuidora do CCL – Cadastro de Certificação de Laboratório junto ao Instituto Água e Terra. O relatório originado no monitoramento objetiva avaliar a concentração de Monóxido de Carbono (CO) contido na emissão do Forno da empresa, comparando-se os padrões da qualidade do ar aos que são definidos pela Resolução SEMA 016/2014. A melhoria contínua do processo é o que se almeja, buscando assegurar proteção à saúde, bem-estar da população e ao meio ambiente.

Tratamento de efluentes líquidos
O efluente líquido gerado no processo industrial, é encaminhado para o tratamento biológico de funcionamento contínuo e aeração prolongada, sendo composta por uma fase inicial anaeróbia, seguindo por fase aeróbia e decantação secundária.
O efluente final tratado segue, em circuito fechado, para reaproveitamento no próprio processo industrial, atendendo aos parâmetros ditados pelas condicionantes da referida licença de operação emitida pelo órgão fiscalizador estadual.

Gerenciamento de resíduos sólidos
Todos os materiais recicláveis gerados na atividade são segregados e comercializados com empresas que possuem a licença ambiental dos órgãos competentes para seu processamento; Os rejeitos, que não são de origem reciclável, possuem o destino ambientalmente correto e em local licenciado pelo órgão ambiental competente, qual seja, o aterro sanitário industrial. O gerenciamento dos resíduos sólidos é realizado desde o cadastro padrão dos receptores; acompanhamento de volumes por meio de planilhas de controle; arquivamento de notas fiscais e manifestos, bem como, a consulta e atualização periódica das licenças ambientais dos receptores de resíduos.

Serviço de Reposição Florestal
A empresa conta com registro no Sistema Estadual de Reposição Florestal obrigatória – SERFLOR – sob n. 0701010001084. O Certificado do SERFLOR é emitido anualmente pelo Instituto Água e Terra.

Monitoramento de ruídos
A Lunasa procede monitoramento do nível de pressão sonora emitido pelas fontes existentes no empreendimento. O processo visa o comparativo das medições realizadas com os critérios de aceitação da NBR 10.151/2000, buscando a melhoria contínua para a manutenção dos níveis de pressão sonora dentro dos limites permitidos pela referida norma.